fbpx

Os 24 melhores editores de fotos profissional em 2019

Os 24 melhores editores de fotos profissional em 2019

Fotografar é uma arte que existe desde 1826, quando Joseph Nicephore Niépce conseguiu capturar uma imagem através de um processo que ficou conhecido como heliografia – que se utilizava, basicamente, de uma placa de estanho e de um produto derivado de petróleo expostos à luz solar.

Com o passar dos anos, a arte de fotografar foi sendo aprimorada e ganhando cada vez mais valor. Concomitantemente, foi se tornando mais acessível. Se, por um bom tempo, ter uma câmera fotográfica foi privilégio de poucos; hoje, ter uma câmera digital de qualidade embutida no celular é uma realidade para a maioria das pessoas. Mas, dá para imaginar o longo caminho percorrido até chegar aqui?!

Com tecnologias cada vez mais modernas às mãos, qualquer indivíduo pode hoje fotografar momentos do seu dia, pessoas, lugares e/ou objetos. E mais do que isso: a fotografia deixou de ser apenas uma arte e se tornou uma evidente forma de comunicação.

Com seu poder de “dizer mais do que mil palavras”, as imagens estão presentes em tudo: nas relações sociais (que são, inclusive, supervalorizadas nesta era digital), na Educação (sendo, por exemplo, elemento essencial na História), na Arquitetura, nos negócios…

Aliás, fotógrafos, jornalistas, publicitários, profissionais de marketing, influenciadores digitais, entre outros, sabem como ninguém (e, hoje, mais do que nunca!) do poder de uma boa fotografia! E mais do que isso: reconhecem a necessidade de trabalhar com registros que beirem a perfeição em diferentes aspectos.

E, se você está se perguntando como tais registros podem chegar a beirar a perfeição, a resposta é: através da edição de fotos!

Depois de uma pesquisa de meses, separamos os melhores editores de fotos profissional para você! A importância da edição de fotos nos dias atuais é muito grande, quase 100% das pessoas editam as fotos antes de postar em redes sociais, é verdade, então não pesca tempo e escolha dessa lista que separamos para você do melhor editor de fotos e não fique pra traz.

A importância da edição de fotos nos dias atuais

Bom, não é segredo para ninguém que as fotos exibidas nas capas de revistas e/ou outdoors, por exemplo, passaram por edições! Embora a ideia deste artigo não seja trazer à tona uma discussão em torno de “padrões impostos pela sociedade”, é inegável que comunicações deste tipo passam por “retoques variados” a fim de evidenciar sua mensagem (seja ela qual for)!

Um programa em especial ficou “famoso” neste sentido: é muito comum as pessoas verem foto de uma mulher bonita e afirmarem que a imagem “passou pelo Photoshop”! Mas, não é certo que ele tenha essa “fama de fazer maravilhas em uma foto” sozinho! Embora eficiente, ele está longe de ser o único programa neste sentido (e é exatamente isto que você verá neste artigo).

Mas, voltando a falar sobre a importância da edição, agora sobre um aspecto comercial… Atualmente, sabe-se mais do que nunca: uma boa foto é que “vende”! Seja uma roupa, um calçado, um alimento, seja uma mensagem: por exemplo, usa-se foto de uma pessoa vestida socialmente para vender um curso, ou de uma pessoa bonita e “em forma” para vender um suplemento, entre muitas outras possibilidades.

 

Saindo do aspecto comercial e partindo para algo com maior impacto, a edição de fotos também está muito presente na área do jornalismo. Para exemplificar: um texto parcial somado a uma fotografia tem tanto poder que consegue, em alguns casos, “santificar” ou depreciar a imagem de uma pessoa. Isso costuma ser usado, por exemplo, em campanhas políticas ou até mesmo no caso de celebridades.

No caso de fotógrafos então, por mais competentes que eles sejam e façam ótimos registros, a edição se faz fundamental.Mas, esses são apenas alguns exemplos para concluirmos: muitas vezes, só a fotografia – na sua forma mais “pura”, como exatamente foi feita – não é o suficiente… É preciso mais: mudar um detalhe ou outro; corrigir pequenas imperfeições; valorizar o que há de mais bonito e/ou, simplesmente, dar mais destaque ao que for necessário. E é exatamente aí que entra a edição de fotos.

A evolução da edição de fotos

Mas, engana-se quem pensa que a edição de fotos é algo totalmente novo, proveniente da era tecnológica em que vivemos. Na verdade, ela sempre existiu, mas “era executada” de uma forma diferente. O próprio enquadramento que um fotógrafo dá à determinada paisagem, por exemplo, ou a estratégia de colocar o objeto em um lugar ou em outro já configura uma edição. Ou seja, a edição sempre existiu e tem um valor imprescindível dentro da arte de fotografar!

Porém, é fato que, hoje, no auge da era digital, a edição de fotos está “mais em alta do que nunca” e, como não poderia deixar de ser: modernizou-se muito! Até mesmo porque não são mais somente os fotógrafos profissionais que precisam/querem editar suas imagens. Você, por exemplo, já deve ter editado ou, pelo menos, deve ter pensado em editar uma foto – seja para postar nas redes sociais, seja com algum objetivo comercial –, não é mesmo?

Bem provavelmente você já tenha se dado conta também: grande parte das fotos que aparecem na sua Linha do Tempo do Facebook e/ou no Instagram diariamente passou por um processo de edição. Assim como as imagens que chegam a você através de anúncios nas mesmas mídias sociais!

O que isso significa?! Que a edição de fotos está ao alcance de todos e, naturalmente, tem sido utilizada! Difícil encontrar alguém que nunca tenha se rendido, por exemplo, “aos filtros do Instagram”, que embelezam e/ou valorizam uma foto em poucos instantes!Porém, aplicativos como o Instagram, entre outros, embora eficientes no que se propõem, costumam ser usados de forma bem pessoal: para editar selfies, fotos com amigos, fotos de paisagens variadas e viagens…

Além disso, o Instagram não permite adicionar elementos, textos na imagem, nem trabalhar de forma específica cada ponto/detalhe da imagem. Ele é um ótimo aplicativo para quem gosta de “embelezar” suas fotos para postá-las diretamente nas mídias sociais, e ponto!

Então, quem espera um resultado diferente e/ou mais profissional, não tem jeito: deve recorrer a uma das muitas opções de editor de fotos profissional!

Sim, existe muito editor de fotos legal, tanto para computador, como para celular – e, inclusive, opções gratuitas. Cada um possui suas particularidades quanto a interfaces, funções, qualidade etc. E é praticamente impossível eleger um único editor como “o melhor”, pois, neste caso, a escolha varia muito de acordo com as preferências e necessidades de edição de cada pessoa.

Isso porque, diferentes tipos de pessoas podem, em algum momento, precisar de um editor de fotos profissional:

  • Usuários comuns de mídias sociais que gostam, simplesmente, de editar suas fotos para deixá-las mais bonitas;
  • Fotógrafos amadores;
  • Fotógrafos experientes e outros profissionais que trabalham diretamente com fotos (como designer gráfico, jornalistas, publicitários etc.);
  • Influenciadores digitais que precisam sempre exibir imagens lindas em suas mídias sociais;
  • Pessoas que utilizam as mídias sociais para divulgar seu próprio negócio, entre outras.

Para todos esses perfis de pessoas, existem programas e/ou aplicativos de editar fotos mais ou menos indicados. Mas, entre tantas opções, como encontrar os melhores?

Foi pensando nessa dificuldade em encontrar um bom editor de fotos profissional que elaboramos essa lista abaixo, contendo apenas os programas e aplicativos de editor de fotos mais indicados pelo fotógrafo Bruno Rosa.

Fotógrafo de casamentos reconhecido nacional e internacionalmente, Bruno Rosa tem um estilo fotográfico (que une descontração e criatividade) e a edição refinada como marcas registradas de sua carreira.

Natural de Imbituba (Santa Catarina), Bruno Rosa mudou-se em 2006 para a Irlanda em busca de melhores oportunidades profissionais. Hoje, tem seu trabalho reconhecido através de diversos prêmios, estando, inclusive, em primeiro lugar na lista dos “Top 20 Fotógrafos mais premiados pelo Inspiration Photographers em 2014 e 2015”, e em 2016 como melhor fotografo internacional do Inspiration Photographers, e entre os 50 melhores fotógrafos de casamento do mundo pela Fearless Photographers.

Tem na sua bagagem a experiência de fotografar casamentos no Brasil, na Irlanda e em outros países da Europa, além de reunir conhecimentos adquiridos em vários cursos feitos na Irlanda, França, Inglaterra, Espanha e Itália. Por tudo isso, é convidado frequentemente para fazer palestras em diferentes lugares do mundo: em 2016, por exemplo, falou para cerca de 1300 pessoas no evento Foto Conhecimento; em 2017, esteve no palco principal da maior conferência de fotografia da América Latina, a Wedding Brasil, da qual participaram 3000 fotógrafos.

Bruno Rosa é referência quando o assunto é edição de fotos: seus registros – inclusive as mais de 110 imagens vencedoras de prêmios em todo o mundo – mostram um olhar que vai além da criatividade e do bom gosto, mas que sabe valorizar cada detalhe e evidenciar o que, para muitos, passaria despercebido! Bruno sabe, sobretudo, trabalhar como ninguém com todos os elementos que fazem de uma foto única!

Se você que aprender tudo sobre fotografia sem para nada, acesse a www.escoladofotografo.com.br que você vai se tornar um expert em fotografia!

 Confira, então, uma lista com as melhores opções de editor de fotos profissional selecionadas pelo fotógrafo.

18 editores de fotos para celular indicados por Bruno Rosa

Hoje, os smartphones e tablets são, para muitas pessoas, instrumentos de trabalho, substituindo, em alguns casos, o uso de computadores e notebooks. Então, nada mais justo do realizar determinadas atividades que você faria no computador diretamente nos portáteis!

E isso vale, inclusive, para a edição de imagens. É claro que você não conseguirá fazer edições tão precisas – como faz em um software – diretamente no smartphone ou tablet… Mas, dependendo da sua necessidade, os aplicativos com função de editor de fotos profissional disponíveis para Android e iOS podem ser muito eficazes!

Existem bons aplicativos gratuitos e pagos. Mas, certamente, os pagos oferecem uma melhor qualidade. Porém, volto a dizer: dependendo dos seus objetivos com a edição de fotos, até mesmo um aplicativo gratuito pode ser eficiente! Por isso, abaixo cito os melhores, exatamente para que você possa testar e tirar suas próprias conclusões!

Aplicativos para editar fotos como profissional no Android (pagos e gratuitos)

Segue a lista dos que considero os melhores e que, inclusive, têm preços acessíveis:

 

1) Afterlight 

Faça o download aqui!

Preço: aproximadamente R$2,50

Tem interface superintuitiva já que é organizado como um editor de fotos tradicional, facilitando mesmo a experiência do usuário. Possui aproximadamente 15 ferramentas de ajustes, 60 filtros e mais de 66 texturas – ou seja, um mix de possiblidades para que você chegue ao resultado perfeito!O aplicativo conta ainda com ferramentas de corte prático, rotatividade, entre outras funções. Com ele você pode fazer desde recortes simples e breves ajustes, até aplicar efeitos e texturas que realçarão o que tem de melhor na sua fotografia.Até mesmo pelo custo acessível do app, vale a pena testar!

 

2) BeFunky Photo Editor

Faça o download aqui!

Preço: aproximadamente R$6

Possui versão gratuita e paga, sendo, sem dúvidas, um dos aplicativos mais conhecidos e bem indicados para editar fotos no Android. Tem também sua versão para iOS. Possui interface simples, podendo ser usado por qualquer tipo de usuário. Com o app, você pode aplicar mais de 60 efeitos especiais, adicionar molduras, cortar e/ou girar imagens, além de ajustar brilho, contraste, saturação e matiz nas fotografias. 

Um diferencial é que o aplicativo não só apresenta uma variedade de filtros para serem aplicados, como também a possibilidade de regular a intensidade de cada um desses filtros, permitindo uma edição mais minuciosa.

 

 

3) HD Camera Pro

Faça o download aqui!

Preço: aproximadamente R$11

É um excelente aplicativo para se tirar fotos profissionais, com alta resolução, e editá-las de forma prática. Ou seja, ótima opção para fotógrafos amadores e outras pessoas que já tenham o hábito de fotografar mais pelo celular do que por câmeras.
Possui filtros de câmera e filtros de selfie, ajuste de zoom avançado, configuração de ISO e outras características importantes para quem deseja fazer fotos profissionais.
No aspecto de edição, conta com ferramentas para cortar, colar, adicionar molduras, incluir efeitos, corrigir imperfeições na pele, corrigir olhos vermelhos e muito mais.
O app tem uma interface bem organizada, o que facilita todo o trabalho do usuário.

 

4) Camly Pro – Editor de Fotos

Faça o download aqui!

Preço: aproximadamente R$13

Possui uma versão gratuita e esta, paga. Considero este como um aplicativo bem funcional, ideal para quem não espera perder muito tempo com a edição de fotos mas deseja, claro, chegar a um resultado satisfatório!
Permite uma edição profissional, com ajuste de brilho, contraste, exposição, luzes e sombras, saturação, nitidez etc. E também possui funções mais práticas, contando com filtros exclusivos, ferramentas para cortar, endireitar e girar imagens, além da possibilidade de incluir adesivos e textos personalizados, adicionar molduras, fazer montagens, entre outras opções.
É um aplicativo fácil de usar e permite o compartilhamento direto de fotos com o Instagram, Facebook, Twitter e outras redes sociais.

 

5) Camera ZOOM FX Premium

Faça o download aqui!

Preço: aproximadamente R$14

Une as funcionalidades de uma câmera profissional e de um editor de fotos. É considerado por muitos como o melhor editor de fotos profissional para celular.
Na minha opinião, é bem interessante porque possui muitas configurações de uma câmera profissional, permitindo que você faça, por exemplo, boas fotos estáveis e, também, de ação. Oferece ainda timer e disparo por controle de voz, controles manuais, distância focal, controle de zoom e ISO, entre outros recursos interessantes para que a sua foto não perca em resolução e nem qualidade.
No quesito edição, oferece boas opções de efeitos rápidos, permite a composição de fotos, entre outras funções.

 

6) HDR FX Photo Editor Pro

Faça o download aqui!

Preço: aproximadamente R$33

Não é a opção mais barata, mas é um aplicativo que tem seus diferenciais. É indicado inclusive para profissionais que já trabalham com edição de imagens há um tempo.
Como o nome já sugere, ele é um aplicativo especializado no efeito HDR. Com os ajustes corretos, você consegue alcançar um resultado muito semelhante ao produzido por câmeras profissionais. Mas, quem busca algo mais automático e rápido, pode trabalhar com os cerca de 50 efeitos HDR já existentes no app e aplicá-los diretamente em suas fotos.
Além dos efeitos HDR, o app permite transformar com qualidade as fotos em preto e branco, aplicar ajustes de níveis, de contraste, de brilho e nitidez e muito mais.
Outro ponto positivo do app é sua interface, que permite que o usuário visualize de forma bem simples o antes e depois das imagens.

 

7) Lightroom CC (gratuito)

Faça o download aqui!

O programa mais usado por fotógrafos profissionais também tem sua versão para celulares e tablets. Trata-se de uma versão mais compacta – mas sem deixar de ser eficiente – para capturar, editar e compartilhar suas fotos.Um ponto legal é que você pode sincronizar os arquivos entre o Lightroom CC para dispositivos móveis e o Lightroom Classic CC ou o Lightroom CC para desktop se tiver uma assinatura ativa dos planos de associação da Creative Cloud.No que diz respeito à edição, o app conta com ferramentas que permitem desde as mais simples e rápidas correções (usando apenas um toque) até ajustes avançados, ideais para quem já atua com edição de fotos.Apesar de ser gratuito e ter bons recursos incluídos nesta versão, vale saber que o Lightroom CC oferece compras dentro do aplicativo.

 

 

8) Adobe Photoshop Mix (gratuito)

Faça o download aqui!

O mais popular editor de fotos profissional não poderia ficar de fora desta lista. O aplicativo – embora, é claro, não seja tão completo como as versões de Photoshop para desktop – reúne ferramentas básicas e eficientes de edição, permitindo, por exemplo, cortar, combinar imagens, mudar cores, corrigir imperfeições… Enfim, tratar suas fotos de forma rápida, em qualquer lugar e a qualquer hora.Esta é uma ótima opção para pessoas que desejam tratar suas fotos apenas para compartilhá-las nas mídias sociais (para influenciadores digitais, por exemplo) ou que gostam de se aventurar de forma amadora na edição de imagens. Já para os profissionais que já trabalham com o Photoshop no computador, o app vem para somar (nunca para substituir).O app trabalha com edições não destrutivas (as fotos originais permanecem intactas) e é muito eficaz para uma edição rápida, permitindo, por exemplo, ajustar cores e contraste e/ou aplicar filtros com um simples toque.

 

9) Autodesk Pixlr (gratuito)

Faça o download aqui!

Este é um aplicativo eficiente para quem espera editar suas imagens diretamente no celular. Oferece um compartilhamento rápido e direto para Facebook, Instagram, Twitter e e-mail.Conta mais de 2 milhões de combinações envolvendo filtros, efeitos e sobreposições, permitindo que até mesmo quem é “novato” na edição consiga chegar a bons resultados sem muito esforço (de forma automática). Permite ainda cortes, ajustes técnicos, inserção de textos e bordas e muito mais.
Para pessoas que esperam uma edição um pouco mais precisa, o aplicativo também é uma opção, visto que permite trabalhar manualmente com tons, sombras etc. Até mesmo por ser gratuito, vale o teste!

 

 

Os Melhores aplicativos para editar fotos como profissional no IOS da famosa APPLE (pagos e gratuitos)

É bom dizer que o Photoshop e Lightroom também têm suas versões de aplicativos para iOS, mas, como já falei sobre eles na parte de aplicativos para Android, resolvi destacar outras opções aqui.

1. Enlight

Faça o download aqui!

Preço: aproximadamente R$5

É considerado um dos melhores editores de fotos para iOS, devido aos inúmeros recursos que oferece no sentido de permitir a manipulação de cada detalhe de uma foto. Apesar disso, possui interface funcional, oferecendo uma boa experiência para o usuário. Além de ajustes técnicos, permite a aplicação de filtros variados, de efeitos especiais para deixar a foto em branco e preto sem perder em nada sua qualidade, possibilita a sobreposição de imagens e muito.É, sem sombra de dúvidas, um app bem completo e indicado para quem deseja deixar suas fotos (ainda) mais profissionais!

 

 

2. Faded – Photo Editor

Faça o download aqui!

Preço: aproximadamente R$7

É exclusivo para iOS e possui ferramentas poderosas de edição que permitem , em alguns casos, transportar fotos “de um patamar amador para o profissional”. Apesar disso, tem um design limpo e intuitivo, não dificultando a experiência do usuário. Conta com filtros exclusivos (alguns gratuitos, outros disponíveis para compra), efeitos especiais, permite a sobreposição de fotos, compartilhamento direto para Instagram, Facebook, Twitter, e-mail e muito mais.A câmera do app conta com funcionalidades que permitem bom controle na hora de capturar imagens (como, por exemplo, exposição manual, disparo automático, grelha de composição).O aplicativo permite ainda trabalhar realce, exposição, sombras, entre outras funções, possibilitando ajustes a nível profissional.

 

3. Camera+

Faça o download aqui!

Preço: aproximadamente R$10

Também une as funções de uma boa câmera e de um editor de fotos profissional. É um aplicativo muito bem indicado e costuma atender bem diferentes tipos de usuários. Isso porque, possui filtros ideais para quem deseja editar imagens rapidamente, sem grandes esforços, e também funções para uma edição manual, que permite maior precisão. Conta ainda com ferramentas para adicionar bordas, recortar, adicionar legendas e permite um compartilhamento superintuitivo das fotos para Facebook, Instagram, Twitter, e-mail.

 

4. PicTapGo

Faça o download aqui!

Preço: aproximadamente R$10

Embora não seja um aplicativo tão conhecido, é bem recomendado. Conta com cerca de 70 filtros bonitos e com aspecto natural, permitindo uma edição automática que agrada. Um ponto legal é que os filtros são personalizáveis, ou seja, por meio de sobreposições de outros filtros e ajustes na intensidade deles, você consegue criar seus próprios filtros preferidos (que ficarão salvos numa pasta). Além disso, permite ajustes manuais de brilho, contraste e cor; tem ferramentas intuitivas para corte e rotação; permite adicionar textos e molduras, entre outros recursos. É um app bastante utilizado por influenciadores digitais e/ou pessoas que usam as mídias sociais para seu negócio.

 

5. Afterlight 2

Faça o dowload aqui!

Preço: aproximadamente R$10

Mais um aplicativo prático e que oferece ótimo resultado! Possui ferramentas para ajustes de cores, texturas diferenciadas, possibilidade de inserção de texto com fontes variadas e exposição dupla que permite misturar fotos e criar combinações únicas. Um diferencial do aplicativo é a “coleção de filtros”, uma lista atualizada frequentemente com filtros enviados por fotógrafos. 

Além disso, todos os filtros podem ser personalizados para atender às necessidades específicas do usuário, permitindo assim inúmeras possibilidades e uma edição mais detalhada. O app conta ainda com zoom de qualidade, que permite aproximar detalhes da foto sem perder a qualidade, para uma edição mais precisa.

 

6. ProCam 5

Faça o dowload aqui!

Preço: aproximadamente R$19,90

Mais um aplicativo que associa uma boa câmera a um editor de fotos profissional e eficiente. A câmera permite, por exemplo, controlar o foco e a exposição, ajustar resolução e proporção, fazer boas fotos noturnas, controlar balanço de branco, entre outras funções. Na parte de edição, são 60 filtros especiais, 17 lentes e funções como cortar, espelhar, girar, endireitar, corrigir a perspectiva. Oferece ainda ações especiais para conjuntos de fotos, como aplicação de carimbos (data, hora, local etc.) e redimensionamento em série. O app também trabalha com edições não destrutivas, ou seja, todas as ações são totalmente corrigíveis e reversíveis.

 

 

7. PicsArt (gratuito)

Faça o download aqui! 

Trata-se de um aplicativo intuitivo, que pode ser usado por praticamente todo tipo de usuário, mas que também vai além da “simples aplicação de filtros”. Tem boas características para editar fotos de forma profissional, incluindo ferramentas para ajustar curvas, cortar, esticar etc. Um ponto legal é que todas as ferramentas possuem um modo de pincel fino para aplicação a uma parte da imagem em específico. O app conta ainda com uma porção de filtros artísticos, molduras, fundos, bordas e efeitos diferenciados – boa opção para quem busca uma edição mais automática. Trabalha ainda com edições de foto de dupla exposição, permite fazer colagens criativas, adicionar adesivos, entre outras funções interessantes.

 

8.  Fotor Photo Editor (gratuito)

Faça o download aqui! 

É um aplicativo bem conceituado, que agrada aos mais variados tipos de usuários, inclusive pelo seu design minimalista e pela organização que oferece. Funciona também como uma boa câmera e, em relação ao tratamento de imagens especificamente, permite edições práticas, com uma série de efeitos especiais à sua escolha, correção automática, cenas predefinidas, molduras, colagens etc. Para uma edição mais específica, existem ferramentas para editar uma parte ou a totalidade da foto, recursos para ajustar cor, brilho, contraste, entre outras opções. Uma dica: o app também tem sua versão para Android e é igualmente popular entre os usuários!

 

9. Snapseed (gratuito)

Faça o download aqui! 

O Snapseed, embora gratuito, é um editor bem completo e profissional desenvolvido pelo Google. Conta com um total de 29 ferramentas e filtros. Abre arquivos JPG e RAW. Como a maioria dos aplicativos para celular, permite uma edição rápida e automática, contando com filtros elegantes, com a possiblidade de iluminação específica para a área do rosto e de suavização do plano de fundo, entre outras características interessantes. Mas conta, também, com opções para uma edição mais refinada e manual, sendo possível ajustar todos os estilos com controle preciso. Em relação à interface, o app é simples e permite uma ótima experiência ao usuário. Ele também tem sua versão para Android.

 

6 Melhores opções de editor de fotos profissional para computador

Confira uma lista com os programas mais usados e recomendados por fotógrafos profissionais, editores, designers. E, a partir daí, cabe a você selecionar o que mais atende às suas expectativas!

1. Lightroom CC

Clique AQUI para mais informações e valores!

Este é, sem dúvidas, o melhor programa para editar fotos, de forma versátil e completa. O Lightroom CC, em comparação com o Lightroom clássico, possui uma versão mais clean e fácil de utilizar, por isso tem conquistado cada vez mais usuários.

Em relação ao Photoshop – que, é claro, também tem suas vantagens –, o Lightroom mostra-se mais “acessível”, pois a maioria de suas ferramentas ficam expostas na barra lateral.

Para os fotógrafos de eventos como eu, que sempre têm mais de 1.000 fotos para editar, o Lightroom é a melhor opção porque trabalha com a sincronização: por exemplo, em 100 fotos com uma mesma característica de luz, não será necessário tratar uma por uma, mas, sim, fazer as correções necessárias em uma e “aplicar essas correções automaticamente” nas demais e depois apenas ajustar pequenos detalhes.

O programa permite fazer ajustes localizados que valorizam pontos específicos da foto, como clarear, escurecer, além de trabalhar ações específicas de correção em fotos de pessoas: por exemplo, suavizando olheiras, realçando a cor dos olhos e o volume dos lábios etc.

O Lightroom trabalha ainda com edições não destrutivas, ou seja, a qualquer momento você pode voltar à fotografia original e/ou modificar qualquer passo já realizado. Mas essas são apenas algumas das muitas vantagens deste programa.

Mas, é bom destacar: o Lightroom em geral é indicado para tratamento e coloração de fotos, e não uma opção para fazer montagens, trabalhar com imagens associadas a textos etc.

 

2. Photoshop CC

Clique AQUI para mais informações e valores!

Este é, sem dúvidas, o programa mais popular quando o assunto é edição detalhada de imagens… Oferece recursos incríveis para fotógrafos, designers, ilustradores, entre outros profissionais. Mas, costuma ser usado, inclusive, por iniciantes e/ou usuários que têm a fotografia como um hobby.

Diferentemente do Lightroom, o Photoshop é bem indicado para fazer montagens de fotos, associar textos às imagens, criar logotipos, ilustrações, entre outras funções. Aliás, vale dizer que o Photoshop e o Lightroom não “competem entre eles” (como muita gente pensa), mas, sim, se complementam!

No que diz respeito à edição de fotos especificamente, o programa oferece uma série de ferramentas capazes de transformar sua foto em uma “verdadeira obra de arte”. Com ele é possível brincar com as cores, adicionar efeitos, ajustar, cortar, remover elementos da imagem, corrigir imperfeições, valorizar detalhes e muito mais.

Lidar com a variedade de ferramentas disponíveis para a edição de fotos pode ser uma dificuldade para quem ainda não tem experiência com o Photoshop, mas, seguindo bons tutoriais – inclusive os do próprio site da Adobe – e fazendo alguns testes, é fácil aprender a trabalhar com o programa e alcançar ótimos resultados!

Variados profissionais ultilizam essa ferramenta, dentre eles, fotografos e videografos de casamento, paisagem, arquitetura, newborn, entre outras inúmeras áreas da fotografia e vídeo.

Vale lembrar que o Photoshop CC também conta com versões de aplicativos para Android e iOS. Mas, para quem deseja uma edição mais precisa, mexer no programa diretamente no computador ainda é a melhor opção.

3. Capture One Pro

Clique AQUI para mais informações e valores!

Da empresa dinamarquesa PhaseOne – já bastante respeitada por fotógrafos profissionais – , o Capture One Pro é um eficiente software para pós-processamento de imagens, compatível com arquivos em RAW.

Assim como o Lightroom (seu principal concorrente), o Capture One realiza a edição de maneira não destrutiva, permitindo que o usuário volte ao arquivo original a qualquer momento e/ou desfaça alguma alteração. Mas, claro, esta não é sua única vantagem…

O Capture One é conhecido principalmente pelo seu excelente manuseio de cores. Oferece uma seleção bem específica de intervalos de cores, permitindo muitas possibilidades e precisão no tratamento das suas fotos.

Além disso, no programa, os ajustes locais são feitos em “camadas” não destrutivas diretamente na imagem RAW; e há ferramentas eficazes para ajustar contraste, cor, tom e luminosidade.

Embora o Lightroom ainda seja o preferido entre os profissionais, há quem defenda que o Capture One processe melhor os arquivos RAW, fazendo com que as imagens saiam “mais prontas” da câmera do que no caso do Lightroom… E ainda, que as transição entre cores, contraste e nitidez sejam mais bem processadas, oferecendo assim uma edição mais refinada.

Por tudo isso, vale a pena testar os dois e eleger o seu preferido!

 

4. Serif Affinity Photo

Clique AQUI para mais informações e valores!

Tem como principal concorrente – nada mais, nada menos do que – o famoso Photoshop. Embora ainda menos popular, tem uma vantagem sobre seu concorrente: é menor e menos pesado, não exigindo processadores tão potentes para trabalhar bem.

Em termos de funcionalidade, não deixa a desejar: possui um conjunto de ferramentas eficazes para edição ou retoque de imagens e para criar composições completas, sendo ótima opção tanto para fotógrafos como para outros profissionais criativos. O que não o impede também de ser usado por pessoas que estão começando “a se aventurar agora na edição de imagens”…

O Affinity Photo permite ao usuário realizar desde correções rápidas até aquelas feitas de forma mais detalhada (manual), trabalhando, por exemplo, curvas, níveis, preto e branco, sombras e realces, entre outros ajustes. Conta com uma variedade enorme de filtros e, ainda: todos eles são personalizáveis.

Uma função interessante do programa é mesclar múltiplas imagens capturadas em diferentes distâncias focais possibilitando, assim, uma imagem com maior profundidade de campo e aspecto supernatural.

O programa tem ainda outras vantagens: possibilita ao usuário fazer seleções extremamente precisas de forma prática; permite importar e editar arquivos de Photoshop (PSD); entre outras opções interessantes. Para quem – por algum motivo – está descontente com o Photoshop, recomendo experimentar!

 

5. Corel Paint Shop Pro Ultimate

Clique AQUI para mais informações e valores!

Embora não tão popular, o Corel Paint Shop é, na verdade, um dos mais antigos softwares para lidar com imagens existentes! Claro que, de 1990 até os dias atuais, ele passou por várias atualizações até chegar às suas versões recentes e ser considerado, hoje, um programa completo para edição de fotos.

O programa tenta concorrer com o Photoshop, tendo a vantagem de ser mais “em conta”. Ele não é, de forma alguma, uma opção ao Lightroom: ou seja, não dá para esperar nada dele nos quesitos organização e catalogação e, dependendo de qual seja seu interesse com a edição de fotos, o Corel Paint Shop “não resolverá todos os seus problemas”.

Mas, voltando a compará-lo com o Photoshop, as ferramentas de edição do Paint Shop Pro Ultimate também não deixam a desejar: ele conta com excelentes efeitos de imagem e ferramentas de edição. A interface dos dois programas também é semelhante.

O Paint Shop Pro Ultimate trabalha com a edição de fotos RAW e permite que você faça desde correções rápidas (com os ajustes inteligentes de fotos) até ajustes mais detalhados.
Dentre suas últimas atualizações, o programa tornou-se mais rápido e as ferramentas usadas com mais frequência (como cortar, colar, seleção etc.) foram aprimoradas.

 

6. Gimp (gratuito)

Clique AQUI para mais informações e valores!

O Gimp é um programa gratuito para criação e edição de imagens, disponível para Mac, Windows e Linux.

Sua interface é agradável e intuitiva; por isso, ele pode ser uma boa opção para quem está começando a se aventurar no universo de edição de imagens… Até mesmo por ser gratuito! Então, literalmente, “não custa nada tentar” (e o dinheiro que você economiza pode, inclusive, ser usado para você se aperfeiçoar assistindo a palestras e/ou fazendo cursos sobre edição).

Embora mais simples e bem menos popular do que o Photoshop, o Gimp oferece uma boa variedade de recursos avançados para edição de fotos, que podem ser usados, em alguns casos, para fins profissionais. Não por acaso ele se tornou o mais famoso editor de fotos gratuito!

O programa possibilita ao usuário cortar, girar e redimensionar imagens, aplicar efeitos de sombra, configurar brilho e contraste e muito mais. Permite ainda converter imagens para diversos formatos (JPEG, GIF, PNG, BMP, JPG, PCX, PS, TIF, TGA, XPM).

Em relação às desvantagens do Gimp, estão: o fato de não trabalhar com o sistema de cor CMYK (o que pode ser um problema para quem pretende fazer impressão em gráfica) e a lentidão na hora de abrir o programa.

Conclusão

Provavelmente, depois de ter lido este artigo, você se deu conta de que a fotografia “tem muito poder” e de que, hoje, a edição de imagens é uma realidade em nosso cotidiano.
Ainda que você não trabalhe com ela, está exposto à edição de fotos o tempo todo: quando vê um outdoor ou busdoor, quando pega uma revista para ler, quando se depara com anúncios, quando compra produtos pela internet e até quando fica por horas mexendo no Instagram ou Facebook vendo o que seus amigos ou suas marcas preferidas postaram.

Sim, diariamente podemos observar o resultado de uma boa edição da imagem. E, hoje, mais do que nunca, ela está ao alcance de todos – geralmente, através de um simples toque no celular!

Fotógrafos profissionais, fotógrafos amadores, influenciadores digitais, comunicadores, publicitários, usuários de mídias sociais, são apenas alguns exemplos de pessoas que – bem ou mal – lidam com a edição de imagem diariamente.

Mas, se por um lado positivo a edição de imagem se tornou superacessível; por outro, esta popularização trouxe grandes dilemas: entre tantas opções no mercado, quais são os melhores editores de fotos? Como fazer boas escolhas e partir para uma edição de fotos realmente profissional?

Como falei, é impossível definir um único programa ou aplicativo como “o melhor editor de fotos profissional” da atualidade, visto que tudo depende das necessidades de cada pessoa. É fato que, para alguns profissionais, os aplicativos de celular não substituem a edição feita diretamente em programas no computador, como o Lightroom (o mais usado por fotógrafos profissionais).

Mas, por exemplo, para fotógrafos amadores, influenciadores digitais, entre outras pessoas, aplicativos completos – que oferecem desde uma edição automática até uma edição mais refinada – são ótima opção. Há, inclusive, versões gratuitas que podem ser bem utilizadas!

Como não sei os reais motivos que te fazem estar procurando um bom editor de fotos profissional, deixo meu conselho: teste a maioria desses aplicativos e programas que citei acima! Com certeza, entre eles estará o que mais atende às suas necessidades!

Indico ainda que tenha, preferencialmente, um bom aplicativo em seu celular e pelo menos um excelente programa em seu computador!

Posts Relacionados
English
>