fbpx

Curso de Fotografia Online – Como escolher o melhor curso em 2019

Curso de fotografia 2019

Navegando pela internet, você já deve ter se deparado com inúmeras opções de curso de fotografia online. E talvez tenha pensado: será que vale a pena? Existem bons cursos online? Como escolher o melhor curso online de fotografia?

Já ouvi muitas vezes estas perguntas, o que me motivou a escrever um artigo completo e realista sobre o tema, considerando que o medo da maioria das pessoas é “gastar dinheiro” adquirindo cursos totalmente teóricos e chatos, que não acrescentem em nada.

Por isso, antes de citar os benefícios e quais são as melhores opções de curso de fotografia online, quero fazer uma ressalva que julgo importantíssima, no tópico a seguir.

Curso online de fotografia é para mim?

Eu gostaria de responder que “um curso online é ótima opção para todas as pessoas”. Mas é válido considerarmos alguns pontos.

Não importa em que estágio de carreira você se encontre – iniciante, intermediário ou avançado –, buscar aprendizado nunca é demais… Muito pelo contrário: é uma necessidade nos dias atuais.

Acredito que isso se aplique a todas as áreas, mas, em relação ao universo da fotografia, posso dizer com certeza: para ser um bom fotógrafo, para termos nosso diferencial e, assim, uma carreira sólida independentemente da concorrência, temos que nos atualizar, sempre.

Com a correria do dia a dia, especialmente para quem já tem uma agenda de trabalho consolidada, parece difícil encontrar tempo para estudar. Esta é a reclamação que mais escuto; aliás, uma dificuldade evidente. (Dilema da vida adulta, independentemente da área de atuação).

Mas, é exatamente neste contexto que entram os cursos de fotografia online, que vêm de encontro à necessidade de nos atualizarmos sempre que possível, ainda que em meio a uma rotina frenética, que exige muito de nós.

Um curso online permite que você “estude no seu tempo e no seu ritmo”. E o que isso significa? Que você poderá “concluí-lo de qualquer jeito”, assistindo às aulas quando der vontade e sem compromisso?!

Certamente não, é um erro pensar isso. Você pode escolher o melhor curso de fotografia online do mundo; mas, se não se comprometer com ele, não verá grandes resultados na sua carreira.

 

–> CLIQUE AQUI PARA CONHECER MELHOR O CURSO <–

 

Por isso, recomendo que compre um curso online de fotografia quando estiver, de fato, disposto e comprometido a aprender.

Preferencialmente, “mentalize” quando e como você pretende assistir às aulas do curso de fotografia. Não precisa ser “tão rígido” a ponto de anotar num papel dias e horários exatos; mas avalie as possibilidades levando em conta as particularidades da sua rotina.

Por exemplo: “atualmente, conseguirei assistir às aulas por cerca de uma hora em um dia da semana à noite, e pelo menos mais uma hora no sábado de manhã. Vou fazer isso do meu escritório ou quarto, onde tenho privacidade, e deixarei avisado que ninguém deverá me interromper nesses momentos de estudo”.

Claro que eventualmente surgirão imprevistos, que um dia ou outro você estará cansado e não terá ânimo para assistir às aulas como tinha previsto. Porém, fazer este “planejamento prévio” abre caminhos, te mostra que é possível conciliar o estudo à sua rotina (por mais corrida que ela seja).

Este planejamento evita também que você “desperdice dinheiro”. Pois de nada adianta comprar um curso e, depois, não leva-lo a sério, assisti-lo bem de vez em quando sem comprometimento, sem uma frequência. (Até porque, se eu assisto uma ou duas aulas e, depois, só vou assistir a próxima aula depois de uns três meses, eu certamente perdi a linha de raciocínio, concorda?).

Dessa forma, podemos concluir: um curso online é viável e ótima opção para qualquer pessoa que tenha vontade de aprender e que seja comprometida com sua carreira.

5 benefícios evidentes do curso de fotografia online

Por mais óbvias que pareçam, é sempre bom destacarmos as vantagens de se optar por um curso online:

  1. Você pode assistir às aulas do curso de fotografia a qualquer hora e de qualquer lugar; só precisará ter acesso à internet, seja do seu computador, notebook, tablet, celular ou TV.
  2. Ao adquirir um curso online, na maioria dos casos, ele será “seu para sempre”; o que significa que a qualquer momento você poderá assistir a uma ou mais aulas novamente, esclarecendo suas dúvidas de acordo com o momento em que está vivendo na sua carreira.
  3. Um curso online de fotografia apresenta preço bem mais acessível quando comparado a cursos tradicionais (feitos em escolas ou faculdades de fotografia).
  4. Com um curso online, você economiza no combustível, pois não precisará se deslocar para assistir às aulas.
  5. Estudando online, você também ganha tempo, pois, além de não precisar se deslocar, não depende de mais ninguém e pode concluir o curso no seu ritmo, sem “perder o foco”. Depende somente de você.

Uma ressalva: não quero dizer, de forma alguma, que as formações e cursos presenciais são ruins. Muito pelo contrário, eles também têm suas inúmeras vantagens. Porém, dentro do contexto que estamos abordando aqui, o curso de fotografia online mostra-se como a melhor opção, pois proporciona flexibilidade e economia, entre outros pontos (que você entenderá mais abaixo).

Como escolher um bom curso de fotografia online

Agora você já sabe que um curso online vale muito a pena. Mas, calma, pois estamos inseridos num universo gigante chamado internet.

Entre tantas opções, como escolher um bom curso de fotografia online? Vou abordar abaixo os principais pontos que você deve considerar.

Indicação

Claro que opiniões são muito particulares. O que é ótimo para uma pessoa, pode não ser tão bom para outra. Mas, na internet, quando você vê um produto, ou, no caso, um curso, bem avaliado por aqueles que já o compraram, isto é um importantíssimo indicador de qualidade.

Garantia

Você deve saber que toda compra de produtos pela internet prevê até sete dias para devolução em caso de arrependimento e/ou defeito. Isso vale para compras de roupas, joias, sapatos etc. E é exatamente um dos fatores que mais proporcionam segurança na hora de comprar online.

E este quesito é importante também quando você decide adquirir um curso online. Assim, caso perceba que ele não atende às suas expectativas, poderá solicitar o reembolso.

Mas, o que acho válido destacar é exatamente a mensagem implícita que um curso online que oferece garantias traz: ele “se garante”; o criador do conteúdo não está buscando “vender por vender”, pois sabe que, caso o material não seja de qualidade, ele terá que reembolsar o aluno.

Os cursos que cito abaixo – na minha opinião, os melhores cursos de fotografia online até então – oferecem garantia de 30 dias: ou seja, você tem até 1 mês para assistir às aulas e, caso elas não atendam às suas expectativas, você pode pedir 100% de reembolso.

Acesso vitalício

É interessante optar por um curso que, após a compra, seja “seu para sempre”. Isso permite que você reveja as aulas sempre que desejar.

Custo benefício

Claro que o preço do curso online de fotografia deverá ser levado em conta, afinal, ninguém quer/pode desperdiçar dinheiro. Mas nem sempre procurar pelo “mais em conta” é a melhor opção.

Acredito que o melhor critério seja: primeiramente, pesquisar por um curso que tenha boas avaliações de alunos que já o compraram e que ofereça garantia de reembolso, além de que tenha a vantagem de “ser seu para sempre”. Depois disso, checar o preço e ver se ele se encaixa no seu orçamento. Assim, você estará considerando o custo benefício do produto e não somente um “preço”.

Além disso, há muitas opções de curso online de fotografia que oferecem desconto especial no pagamento à vista ou permitem o parcelamento em várias vezes. Com isso, fica bem mais fácil escolher uma opção viável para você.

Uma dica simples, mas que ajuda muito você a avaliar o custo benefício de um curso é fazer uma simulação: “se eu concluir este curso em 10 semanas, terei gastado X por semana”. Isso te ajuda a concluir se você estará ou não fazendo um bom investimento.

Mas, de forma geral, posso concluir que sim. Pois, como já destaquei, a maioria dos cursos online de fotografia apresenta preço acessível e conteúdo valioso. Além da grande vantagem de “ser seu para sempre”.

4 melhores cursos de fotografia online

Vamos ao que interessa: selecionei para este artigo quatro cursos que conheço e indico. Todos eles são do “Cara da Foto”, site que é referência em fotos de viagens e paisagens e que trabalha hoje somente com cursos renomados e sérios.

Indico tais cursos não só por preferências pessoais, mas, sobretudo, por eles se encaixarem em todos os critérios que julgo importantíssimo na hora de comprar um curso online.

Ou seja, qualquer um dos cursos que vou citar:

– Será comprado e, depois, “seu para sempre” (acesso vitalício);

– Oferece garantia (se não estiver satisfeito, você pode pedir o reembolso);

– É muito bem avaliado por alunos, basta ver os diversos depoimentos no site;

– Possui ótimo custo benefício.

O primeiro curso que vou abordar é destinado especialmente para iniciantes; depois, os demais são mais indicados para níveis intermediário e avançado.

–>CLIQUE AQUI PARA CONHECER MELHOR O CURSO <–

 

  1. Curso de INTRODUÇÃO a Fotografia Na Prática –> Assista o Curso Agora!

Este curso online de fotografia, produzido pelo “Cara da Foto”, tem a proposta de ajudar fotógrafos iniciantes a se profissionalizarem e conseguirem capturar fotos excelentes, através de boas práticas e domínio total do seu equipamento.

É muito didático, objetivo, pois traz cinco passos para fazer fotografias sensacionais: enxergar, compor, configurar, capturar e pós-processar (editar).

O curso é considerado um Best Seller, oferece 100% de garantia e é muito bem avaliado por quem já o fez.

Um ponto que incomodava a maioria das pessoas que desejavam aprender a fotografar é que, até pouco tempo atrás, todo material desse mercado era muito técnico e teórico, o que dificultava qualquer tipo de resultado efetivo.

Porém, com o decorrer do tempo, a internet vem se tornando cada vez mais uma ferramenta eficaz de aprendizado, e muitos profissionais têm buscado uma linguagem eficiente e focada em seu público-alvo.

E é exatamente isto que o Curso de INTRODUÇÃO a Fotografia Na Prática evidencia: oferece conteúdo de qualidade e prático, para quem realmente precisa/deseja aprender a tirar fotos, seja como hobby, seja para melhorar seus conhecimentos profissionais.

Para se ter uma ideia: o curso aborda os cinco passos para se fazer fotografias sensacionais, demonstrando-os na prática, várias vezes, em três localidades diferentes que são visitadas. Isso permite, inclusive, que você faça o mesmo de onde estiver.

Outro ponto bacana é que quem está começando muitas vezes não tem todos os acessórios que desejaria ter… Porém, no curso, os irmãos Rodrigo e Ricardo Polesso mostram o que eles estão usando e, também, o que você “pode deixar de lado” em se tratando de equipamento fotográfico.

O Curso de INTRODUÇÃO a Fotografia Na Prática é separado em 10 módulos, que totalizam mais de 7 horas de vídeo aulas.

 

  1. Curso de Fotografia Digital Ponta-a-Ponta

Perfeito para quem está no nível intermediário, mas sente que pode/deve aprender mais. É um curso de fotografia online feito totalmente em vídeo (são 25 vídeo aulas), em que você acompanhará o processo “ponta-a-ponta”, ou seja, do começo ao fim, na prática.

O curso aborda a parte da composição da fotografia, da configuração da câmera e também do pós-processamento.

Assim como outros cursos do “Cara da Foto”, oferece garantia e conta com inúmeras avaliações positivas. Tem o grande atrativo de garantir que quem fizer (e levar o curso a sério) conseguirá tirar fotos sensacionais em menos de uma semana.

  1. Curso MASTER de Fotografia e Pós-processamento

Pode ser considerado o mais completo curso de fotografia online do Brasil. Foi gravado na Nova Zelândia e traz uma verdadeira jornada fotográfica dos irmãos Polesso, em que eles acompanham: desde o nascer do sol, passando pela busca do lugar e cena ideias, montagem do equipamento, configuração, captura e pós-processamento.

Ou seja, é ideal para quem quer aprender TUDO sobre fotografia em um único curso, com foco especial em fotografar viagens, paisagens e até pessoas, de forma totalmente impactante. Conta com mais de 100 vídeo aulas e garantia de 30 dias (o que significa que, se neste período, você não estiver satisfeito com o curso, pode solicitar seu reembolso).

O curso é ótima opção para quem já é um fotógrafo de nível intermediário e avançado, mas pode ser também a escolha para um fotógrafo iniciante, pois oferece conteúdo totalmente claro e objetivo (mostrando tudo na prática).

  1. Curso Avançado de Fotografia (Módulo Japão)

Considero este curso valioso para quem já atua como fotógrafo profissional há um bom tempo, já identificou seus diferenciais dentro da fotografia, mas, ainda assim, sabe que (sempre) pode aprender mais.

Trata-se de um curso online de fotografia com inúmeras técnicas e truques avançados, que impulsionarão a qualidade do seu trabalho – ou seja, que te ensinarão a tirar fotos “de cair o queixo”.

O método é didático, intuitivo e informal. Mostra os bastidores e o passo-a-passo de como foram capturadas 28 fotos incríveis, começando pela escolha do lugar, passando pela composição, acessórios, configuração e chegando até o pós-processamento.

São 17 módulos gravados em 5 cidades incríveis. Tudo é ensinado na prática. E o Curso Avançado de Fotografia (Módulo Japão) oferece ainda certificado de participação quando você o conclui; o que poderá ser usado em seu site profissional ou redes sociais, evidenciando sua busca por aprendizado. (O que, inclusive, é muito valorizado na nossa profissão).

Um ponto interessante é que quem adquire o curso, ganha, entre os outros bônus, acesso ao Grupo Secreto de alunos do Cara Da Foto dentro do Facebook. E poderá, assim, interagir com os outros milhares de alunos e com os próprios criadores do curso.

Uma pergunta que sempre me fazem é se existe algum curso de fotografia online gratuito que recomendo. Não vou abordar esta questão neste artigo pois, como viram, considerei quatro fatores para elencar os cursos acima, e pelo menos três desses fatores são diretamente relacionados a cursos pagos (garantia, acesso vitalício e custo benefício).

Por isso, reforço que os cursos que considero os melhores são pagos. Mas, como sempre digo, conhecimento nunca é demais… E, quando falamos em cursos gratuitos, não temos praticamente “nada a perder”.

Então, se pesquisando, você encontrar um curso de fotografia online e gratuito que pareça legal, não hesite em fazê-lo. Mas, na minha opinião, ele não poderá substituir um curso completo, renomado, como qualquer um dos que destaquei acima.

 

Conclusão

Muito mais do que apresentar aqueles que são os melhores cursos de fotografia online atualmente, espero, com este artigo, ter fornecido a você os elementos necessários para se fazer uma boa escolha.

Elementos estes, que considero importante destacar mais uma vez: Indicação, Garantia, Acesso Vitalício e Custo Benefício. São, a meu ver, estes os quatro pontos que compõem o que chamamos de Qualidade quando o assunto é curso online de fotografia.

Indicação porque, se milhares de pessoas compraram e aprovaram o curso, a chance de ele ser útil para você também é muito grande.

Garantia porque este é mais um ótimo indicativo de que está adquirindo um curso sério, com conteúdo de qualidade… Ou seja, “um curso que se garante”, pois, caso não ofereça o que você espera, terá que devolver o seu dinheiro.

Acesso Vitalício pois este é um grande diferencial dos cursos online em relação aos cursos presenciais. Então, nada mais justo do que “aproveitá-lo”. Isso prevê que daqui a 3 meses ou 1 ano, por exemplo, você possa assistir uma aula que considerou interessante e que te ajudará em determinado trabalho. Você poderá fazer o curso quantas vezes e quando quiser!

Custo Benefício porque, quando o assunto é aprendizado, é praticamente impossível classificar um curso como “caro” ou “barato” avaliando somente seu preço. É preciso analisar o quanto aquele investimento representará para sua carreira.


Um curso de fotografia online também não costuma deixar dúvidas em relação aos seus benefícios: possui, de forma geral, preço mais acessível; oferece flexibilidade, economia de tempo e de combustível.

Sendo assim, o curso online de fotografia costuma ser a opção mais viável para diferentes tipos de pessoas:

– Para o fotógrafo avançado que já tem uma agenda corrida, mas que reconhece a necessidade de se atualizar sempre;

-Para pessoas que têm a fotografia como hobby, mas têm o sonho de se especializarem no assunto (iniciantes);

– Para fotógrafos iniciantes que começaram há pouco tempo mas ainda esperam crescer muito dentro deste universo;

– Para pessoas que já trabalham em outra área, mas estão buscando uma nova profissão que propicie realização pessoal e profissional;

– Para pessoas, em geral, que têm uma rotina agitada, incluindo compromissos de trabalho e com a família, mas que não perderam o desejo de aprender;

– Para pessoas que gostam de aprender, mas que, no momento, não podem gastar muito.

Citei esses casos para exemplificar, mas com certeza há outros. Mas, de forma geral, digo que vale muito a pena fazer um curso online de fotografia.

Pesquise mais e escolha a opção que mais atenda às suas expectativas/necessidades… Espero ter dado as melhores dicas e ferramentas para você poder fazer esta escolha.

De forma geral, posso recomendar:

– Se você é iniciante, o Curso de INTRODUÇÃO a Fotografia Na Prática é a melhor opção para você.

– Se você já está no nível intermediário, o Curso de Fotografia Digital Ponta-a-Ponta é uma boa escolha.

– Se você já está no nível avançado, tanto o Curso MASTER de Fotografia e Pós-processamento como o Curso Avançado de Fotografia (Módulo Japão) são indicados para você (e te surpreenderão).

Por fim, lembre-se que “só sai à frente” quem tem a humildade para reconhecer que sempre pode aprender mais. Isso é muito valioso na nossa profissão: humildade e vontade de crescer.

E nada melhor do que usar a tecnologia a nosso favor, podendo nos especializar da nossa própria casa ou de onde acharmos mais viável; usando nosso computador, tablet ou celular; fazendo um curso de qualidade no “nosso ritmo” e nas horas em que temos disponibilidade, sem prejudicar nossa rotina.

Por tudo isso, recomendo fortemente que você faça um curso online de fotografia!

Posts Relacionados
English
>