Como usar o Instagram a favor do seu estúdio fotográfico

Como usar o Instagram a favor do seu negócio

 

O Instagram é uma rede social que cresce significativamente no Brasil. Por isso, cada vez mais
tem sido visto como grande aliado de empresas e profissionais que querem divulgar e expandir
seus trabalhos.
No caso dos fotógrafos, o Instagram oferece uma vantagem em especial: é uma mídia social
quase que 100% visual, ideal para mostrar o trabalho fotográfico.
Para os fotógrafos de casamento, por exemplo, não criar uma conta no Instagram significa
ficar um passo atrás dos concorrentes: já que esta é uma das principais redes sociais em que a
maioria das noivas busca inspirações para o casamento.
Porém, não basta simplesmente ter uma conta no Instagram. É preciso saber usá-la a favor do
seu negócio! E algumas dicas neste sentido são fundamentais:
Foto: Bruno Rosa

1. Capriche no perfil

A área da biografia não deve ser ignorada. Apesar de permitir poucos caracteres é
fundamental colocar ali: o que você faz e onde faz, além de um meio de contato (telefone ou
e-mail). Se possível, adicione ali algum diferencial do seu trabalho ou algo de valor. Por
exemplo, se você tem prêmios importantes em sua carreira, que tal acrescentar esta
informação?
Vale lembrar que sempre que necessário você pode editar/alterar o texto, mas evite fazer isso
com frequência para não confundir seus seguidores.
Não se esqueça de colocar o link do seu site ou blog no espaço próprio para isto!

2. Defina o seu nicho de mercado

Se você é fotografo de casamento, por exemplo, deve focar em conteúdo para noivos e noivas.
Pense constantemente no perfil de seus clientes e potenciais clientes, nas suas necessidades,
nos seus gostos, naquilo que possa inspirá-los.
Se você faz outros tipos de fotografia, como, por exemplo, fotos de gestantes, newborn,
considere a possibilidade de criar um perfil para cada tipo de foto, ou, simplesmente, foque
mais naquele que te rende mais reconhecimento (e dinheiro).
Não é um grande erro postar outro tipo de trabalho, mas a ideia é focar em determinado
público. Se você busca clientes noivas, você vai inspirá-las com fotos, vídeos e conteúdo de
casamento, e não com fotos de gestantes, por exemplo.

3. Lembre-se que é um perfil profissional

Tenha sua conta no Instagram como uma mídia profissional, não inclua ali suas fotos pessoais,
pois isto provavelmente vai fazer com que muitos clientes/potenciais clientes deixem de segui-
lo.

Foto: Bruno Rosa

4. Ofereça conteúdo de qualidade

Sim, as imagens são o foco do seu trabalho e também a essência do Instagram, mas isso não
significa que você não precise se comunicar (com palavras) com seus clientes/potenciais
clientes.
Para isso, ofereça conteúdo de qualidade (ainda que em frases/textos curtos) que informe,
entretenha ou inspire seus seguidores.
Preze ainda pelo bom português. Você não precisa ser especialista em gramática, mas evite
erros que vão dificultar o entendimento das pessoas sobre o que você escreveu, e o pior: que
podem até afastar clientes.

5. Aposte nos vídeos

O Instagram permite que você poste vídeos de até 15 segundos, o que é muito legal. Se você é
fotógrafo de casamento, por exemplo, aposte em pequenos vídeos que mostrem o making of
da noiva, os detalhes da decoração, o casal no pré-wedding, você fazendo a entrega do álbum,
o casal agradecendo pelo seu serviço etc.
É fato que os vídeos atraem muito, ainda mais quando são rápidos e significativos, e fazem
com que as pessoas se aproximem do seu trabalho!

6. Publique com frequência

Seja presente no Instagram. Isto não significa que você precise postar inúmeras imagens por
dia (o que, inclusive, não é legal para um perfil profissional), mas você precisa oferecer
conteúdo frequente aos seus seguidores, até para que eles não “se esqueçam” do seu
perfil/nome.
Lembre-se também de interagir sempre que necessário/possível com seus clientes e
seguidores. Se alguém te deixar uma pergunta, responda (ainda que você peça um e-mail ou
telefone para entrar em contato). Se um cliente comentar que agradece mais uma vez seu
serviço, dê retorno a ele, dizendo o quanto foi gratificante fazê-lo.
Colocando essas dicas simples em prática e apresentando o melhor do seu trabalho, com
certeza o Instagram será um grande aliado do seu negócio!

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