Como ter um melhor posicionamento no Google (SEO para fotógrafos)

Como ter um melhor posicionamento no Google (SEO)

 Sabendo da importância de se ter um blog, onde você, fotógrafo, poderá divulgar parte do seu
trabalho, suas informações de contato, depoimentos de clientes, informações gerais
destinadas ao seu público alvo e muito mais, um ponto importante a ser analisado é como ter
um melhor posicionamento no Google ou ainda, em outras palavras, como otimizar seu blog
para os mecanismos de busca (SEO, que vem de “Search Engine Optimization”).
SEO é um termo muito utilizado atualmente e refere-se às técnicas que você deve/pode aplicar
ao seu blog ou site a fim de receber mais visitas vindas do Google e outros buscadores.
Você já deve ter reparado que os blogs/sites que aparecem na primeira página do Google após
uma busca têm grande vantagem. Mas já parou para pensar como o Google “define essa
ordem”? A resposta é “através de contas” ou ainda, de “pontos”. Vários aspectos são
analisados e cada um vale mais ou menos “pontos”.

 

 

Muitos fatores importantes para o Google e outros buscadores ainda são desconhecidos neste
sentido, porém, hoje várias técnicas já podem ser utilizadas e oferecem resultados
significativos a longo prazo.
Abaixo, você confere algumas dicas para começar otimizando seu blog! Lembre-se, porém, que
o posicionamento depende de diversos fatores e seu conteúdo não aparecerá, da noite para o
dia, na primeira posição do Google. Mas, se você levar as instruções a sério, ter foco e
paciência, certamente seu blog/seu conteúdo conquistará boas posições com o passar do
tempo!
1. O nome do seu blog e a descrição dele (se houver) devem estar claramente associados ao
seu nome/do seu negócio e à sua área de atuação (no caso, fotografia).
2. Seu blog deve ter uma boa aparência (ainda mais pensando que seu trabalho é
extremamente visual) e, sobretudo, proporcionar ao visitante uma boa navegabilidade. Se ele
for dividido em categorias, por exemplo, deve haver links fáceis na página principal, que
levarão o usuário à categoria desejada.
3. Sim, as categorias do seu blog devem estar “interligadas”, estimulando a boa navegação do
visitante. O Google “gosta disso”, afinal, entende que quanto mais o usuário estiver navegando
no seu blog/site, mais ele está gostando do conteúdo.
4. Conte sempre com a valiosa ajuda das redes sociais: não basta publicar conteúdo e esperar
que leitores/público alvo/futuros clientes “apareçam do nada”. Publicou um artigo no blog?
Divulgue-o no Facebook, no Instagram e onde mais julgar necessário.
5. Estimule as pessoas a compartilharem também seu conteúdo nas redes sociais. Isto ajudará
a gerar mais tráfego para o seu blog. Frases simples como, por exemplo, “Gostou?
Compartilhe!”, “Concorda? Compartilhe com seus amigos”, entre outras, a depender do tema
abordado, fazem a diferença, especialmente no Facebook, onde as pessoas encontram muita
facilidade para divulgar/compartilhar conteúdos!
6. Conteúdo de qualidade é fundamental. Sim, as fotos serão a essência do seu blog, mas isso
não significa que você deva se descuidar do uso do bom português, e nem que possa escrever
qualquer coisa (sem utilidade) nos seus artigos. Pense sempre que bom conteúdo é “viral”,
espalha-se rapidamente pela internet.
7. Invista em títulos interessantes para o artigo, mas, sobretudo, apresente no conteúdo o que
foi “prometido” com o título. Caso contrário, tenha a certeza de que desagradará muito seu
leitor. Uma dica para “acertar” na escolha do título é: pense em como você pesquisaria o
assunto abordado.
8. Otimize seu conteúdo através de palavras/termos, que deverão ser mais utilizados ao longo
dos textos. As palavras-chave de um conteúdo irão ajudá-lo muito em relação ao
posicionamento do blog nos buscadores (claro, a longo prazo). Defina, por exemplo, três
palavras-chave e as coloque ao decorrer do artigo. Mas faça isso de forma natural, pois, caso
contrário, certamente os buscadores reconhecerão essa “tentativa de bom posicionamento”.
9. Otimizar a URL das páginas dos posts também é muito importante, crie de acordo com as
palavras-chave e/ou nome do post. Você não deve deixar que as URLs sejam geradas
automaticamente.
10. Faça uma boa otimização de imagens. É importante que os arquivos não tenham nomes
genéricos como “imagem.jpg” etc. O nome deve ser fiel ao o que a imagem mostra. Utilize
palavras-chave (sem acentos) e outras palavras que ajudem a entender do que se trata aquela
imagem. Lembre-se ainda que a qualidade da imagem pode mudar a velocidade de
carregamento: quanto maior o arquivo e/ou sua qualidade, mais lento será o carregamento, o
que pode fazer com que o usuário perca a paciência.
É claro, ainda há muito o que se falar sobre SEO, afinal, o Google e outros buscadores
trabalham com mecanismos complexos para definir quais serão os sites/blogs com melhor
posicionamento. Mas, com essas dicas você já pode começar a otimizar seu conteúdo,
tentando atrair mais tráfego para o seu blog.
Lembre-se ainda que, para ter um melhor posicionamento no Google e outros buscadores,
você deve ter foco e paciência, pois os resultados não aparecerão nos primeiros dias. Mas,
certamente, quando começarem a aparecer, serão surpreendentes!

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