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14 dicas do que NÃO fazer em seu blog de fotografia

14 dicas do que NÃO fazer em seu blog de fotografia

Muito tem se falado atualmente sobre a importância de otimizar o conteúdo de um blog/site para os mecanismos de busca (SEO). Porém, é válido analisar também o que NÃO é recomendável fazer, partindo do pressuposto de que a intenção de qualquer pessoa/profissional é atrair mais visitantes para o seu blog/site.

Não são “dicas de SEO”, mas, sim, orientações básicas do que não costuma ser apreciado pelos usuários:

1. Não “force” seu leitor a se cadastrar, nem ter que logar para deixar um comentário.

2. Não escreva de maneira totalmente informal, e muito menos use palavrões.

3. Não escreva de qualquer jeito, pensando que as pessoas estão visitando seu blog apenas para ver as fotos. Preze pelo bom português (é péssimo ler um texto, por mais curto que ele seja, sem concordância, com erros gritantes de gramática, sem pontuação etc.).

4. Não insira imagens enormes e nem obrigue o leitor a ficar clicando em cada uma delas. Coloque-as num tamanho agradável para que o leitor possa visualizá-la sem a necessidade de clicar. (Isso é válido especialmente para posts que contarão com várias fotos).

5. Não deixe de responder às dúvidas dos seus leitores (mesmo que ele não pareça ser um potencial cliente, more em outra cidade, por exemplo. Afinal, ele está gerando tráfego ao seu blog e merece atenção).

6. Não ignore as críticas dos leitores. Analise sempre o que foi dito para ver se alguma coisa precisa/pode ser feita para melhorar.

Foto: Damiano Salvadori Itália

7. Não “esconda” o botão do RSS. Deixe-o, se possível, no topo ou acima da sua barra de navegação.

8. Não use palavras técnicas ou complicadas demais. Busque sempre fazer um conteúdo claro e objetivo ao público alvo.

9. Não critique outros profissionais da área. Não é nada legal ficar colocando em seu blog (e nem mesmo nas mídias sociais do seu negócio) críticas a “concorrentes”.

10. Não deixe de colocar suas informações básicas de contato no blog: cidade, endereço, telefone, e-mail.

11. Não dificulte o acesso a posts mais antigos (que podem interessar igualmente o leitor).

12. Não misture vida pessoal com vida profissional. Sim, você deve se apresentar profissionalmente no blog, é interessante que os leitores/possíveis clientes conheçam um pouco mais sobre você. Mas isso não significa que eles precisem saber quem são seus amigos, sua namorada, seus animais de estimação etc.

13. Não comece com o blog se não for levá-lo a sério. Com tantos sites, blogs, enfim, conteúdos existentes na internet hoje, as pessoas buscam informações, credibilidade, conteúdo atualizado, coisas que realmente farão a diferença no seu dia. Não há nada mais desagradável para o visitante do que ver que o último post do blog foi feito há mais de 2 meses, por exemplo.

14. Não adianta colocar lindas fotos que evidenciam seu trabalho de fotógrafo, mas deixar a aparência do seu blog “largada”. Ele não deve ser “muito carregado”, mas também não deve passar a impressão de que “está vazio”. Deve proporcionar, sobretudo, uma boa navegabilidade ao visitante, para que ele consiga, sempre que desejar, voltar à página inicial, acessar outros textos e categorias etc. Se você não tem tanto conhecimento nisso, não deixe de contratar alguém habilitado para criar seu blog.

Por fim, lembre-se sempre da importância de divulgar seu blog nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Esta é a melhor maneira de informar mais pessoas sobre novas postagens e, também, de atrair mais visitantes.

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